sexta-feira, 5 de agosto de 2016

E as Olimpíadas chegaram!


Papai foi um solteirão convicto até seus 50 e poucos anos. 

Até ele se reproduzir e ter seus filhos homens, meus irmãos, Leandro e Ricardo ele treinou muito a arte de ser pai comigo, Enedina. Por que o papai me levava pra todos os lugares com ele. Banhos no Rio Negro na Praia da Ponta Negra, Festa de Fim de Ano da empresa (ele trabalhou mais de 30 anos no Porto de Manaus e lá se aposentou), jogo de futebol, briga de galo que eu odiava e chamava os amigos dele de assassinos e ele passava uma semana brigando comigo, Circo Garcia, Chegada do Papai Noel e do Coelhinho da Páscoa, aonde estivesse o Zé do Galo, lá estava a filha dele, Enedina. Os mais velhos lembrarão... E foi ele que me ensinou a AMAR ESPORTE. Acordava de madrugada pra assistir Box na TV, acompanhava com ele as Copas do mundo e Mundial de Vôlei, assistia com ele as Corridas de Fórmula 1, e claro as Olimpíadas. Papai me ensinou a andar de bicicleta no Boulevard (ou seja eu sou uma das precursoras da atual ciclovia ahahahaha...) e me botou na natação, vôlei, jazz e com a loucura que poucos pais têm na vida, me fez um trapézio no jambeiro do nosso quintal. Mamãe ficava com o coração na boca me vendo voar no trapézio e eu era doida, adorava fazer as manobras mais perigosas como ficar segura só com uma mão e um pé, pra ver seu desespero, gritando: "Desce daí Enedina, péralá que tu vais já descer..." e entrava pra buscar o cinturão preto do papai (parte chata da infância rsrsrs...). 

Enfim, papai foi esportista e me incentivou a praticar e amar o mundo do esporte. E quando eu era, nos anos 80, uma garotinha sonhadora e cheia de perguntas sobre a vida, o universo e o futuro umas das perguntas mais frequentes que eu fazia era: "PAI, SERÁ QUE UM DIA VAI TER OLIMPÍADAS AQUI NO BRASIL?"

Dentro desse cenário, desse histórico, dessa introdução, agora, conhecendo um pouco das minhas raízes será que você, caro leitor, consegue entender como esse momento é especial pra mim? Eu estou simplesmente amaaaaaaaaaaando esse evento. Estou pulando de alegria, minha criança interior está realizando um sonho. O que eu achava que tinha poucas chances de acontecer, JÁ ESTÁ acontecendo. Aquela dúvida antiga "será que eu vou estar VIVA quando as Olimpíadas forem aqui no Brasil?" agora já tem resposta: SIM, estou aqui pra ver esse acontecimento. E o meu Pai Zé também está firme e forte e vai assistir a todos as transmissões, posso apostar. GOD is GOOD!

Quando eu era criança também na época que o Cometa Haley passou, eu me perguntei: 
- Será que estarei viva quando ele passar de novo? Bem velhinha coroca...? Essa pergunta eu ainda não tenho a resposta.
Mas te digo. Se viva estiver, vou escrever um texto sobre isso. I promiss!


Por enquanto, como diria meu amigo Roberto Carlos, deixa eu aqui, vivendo esse momento lindo. Quero aproveitar cada cena da abertura, vou chorar muito na festa de abertura, por que eu sou dessas, e eu posso, tá?! rsrsrs...

Vou fazer pipoca, tira-gosto, finger-foods diversas, vou cantar, aliás deixa eu te contar uma coisa: eu-mal-pos-so-es-pe-rar pra ver o que OS ARTISTAS DE PARINTINS prepararam pra esse Show de Abertura (tem amazonense trabalhando nas alegorias), quero ver Caetano e Anitta, quero me embriagar com cada luz, cor, cada minuto desse espetáculo, rezar e torcer muito pra não ter terrorismo, não ter pessimismo, não ter ódio, nem violência, nem mortes, nem NADA DE RUIM que (como já li muito do facebook) faça essas Olimpíadas serem "um fracasso". Não, de jeito nenhum. Não será um fracasso. Será lindo, será um sucesso, será tudo de melhor que pudermos realizar, dentro das nossas limitações e apesar dos problemas que o nosso País enfrenta e ainda vai ter que batalhar muito para superar, eu espero, do fundo do meu coração que as Olimpíadas do Rio sejam MARAVILHOSAS e que tenhamos nos olhos lágrimas de saudades, quando esse momento passar.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu depoimento. É a festa da criança sonhadora acontecendo.
    Apesar dos problemas econômicos e políticos que vivemos, eu também espero que as Olimpíadas no Brasil sejam lembradas, não como um fiasco, mas como algo grandioso como os cariocas e amazonenses sabem fazer... já chega a Anitta e Ludmilla... kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu carinho e presença constante. Beijo-beijao!

      Excluir
    2. Obrigada por seu carinho e presença constante. Beijo-beijao!

      Excluir
  3. Parabéns, muito linda a sua história!
    Eu também torço para que tudo dê certo e que as pessoas
    do mundo todo fiquem maravilhadas com a abertura.
    Um pouco de orgulho do país fará muito bem à alma dos
    brasileiros que estão saturados de problemas,acho que dará
    mais esperança e confiança no futuro do Brasil.
    E "Vamu ki Vamu "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi maravilhoso. Estou muito emocionada. Obrigada por me ler e captar o sentimento.

      Excluir
    2. Foi maravilhoso. Estou muito emocionada. Obrigada por me ler e captar o sentimento.

      Excluir
  4. Lindo, Dina!! Me senti transportado às suas lembranças e muito feliz em ver tanto otimismo, sensibilidade e a percepção do quanto é importante mentalizar e desejar o positivo mesmo que "aparentemente" um evento grandioso como esse não venha a refletir na sua vida.

    É como li em algum lugar uns minutos atrás: "Peace comes from us.. Not from others"

    Tenhamos mais compaixão e respeito uns pelos outros, pelo NÓS! ❤️

    E como disse a amiga VAMU KI VAMO!!

    Ps.: eu ainda to morto na linha do "precursora da ciclovia do boulevard.." ;D

    ResponderExcluir