quinta-feira, 16 de junho de 2016

SOBRE AS FRALDAS



Percebi que era um fato quando passamos na frente da farmácia e não deu aquele alerta: “Atenção, tem promoção de fralda!”

Naquele momento eu me dei conta de que o Domenico não era mais um bebê. O costume de correr para aproveitar a promoção de fraldas era aliado a sempre comprar um carrinho hot wheels de presente pra ele (o que tornava sempre aquele momento divertido e feliz), isso fazia parte do passado há um mês! 

E foi tão rápido que ele absorveu a idéia de largar as fraldas que até me espantei. 
Basicamente o que fizemos foi: numa noite assistimos a todos os vídeos infantis do youtube com ele sobre o tema Hora de tirar as fraldas e usar o vaso. Musiquinhas em vários idiomas, mas com o mesmo tema onde ele captou a essência da coisa. Nos 3 dias seguintes, seguimos a dica de uma psicóloga que foi na Fátima* e ensinou que para a criança esquecer as fraldas tinha que parar de usar. Exatamente isso. Deixar a criança peladinha mesmo! E não é que funcionou? E muito bem. Rapidamente ele entendeu que tinha que ir ao banheiro, avisar aos pais e irmãos que precisava ir. E desse modo, simples, sem briga, sem bater, sem pressionar, sem gritos nem traumas em 1 SEMANA ele se libertou das fraldas descartáveis. Bom pro nosso bolso, orgulho pelo crescimento do nosso baby, mas confesso que senti os olhos marejando quando passei na frente da farmácia, que era nossa parada obrigatória, e passar direto. 
E mais uma vez eu, mãe, transpondo esses rituais de passagem. Coisas que eu já vivi com Lorenzo e Letizia, mas que ainda assim me emocionam. São ciclos que se fecham. É o tempo passando e a vida gritando: “Aproveite cada momento!”
Eu seguro o choro. 
Respiro fundo e penso:

- Estou aproveitando, Dona Vida. Estou aproveitando. - enquanto vejo, pela janela do carro, a farmácia ficar para trás...

*Programa Encontro com Fátima Bernardes

4 comentários:

  1. Filhos pequenos deixam muitas saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lyl, aquece o coração lembrar esses momentos doces e ternos. Espero que você leia mais e volte sempre <3

      Excluir
  2. Parabéns querida! Não conhecia esse seu espaço tão lindo. Amei!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você gostou, querida Manuela! Volte sempre <3

      Excluir